O Método, a Pedagogia Científica que Maria Tecla Artemisia Montessori (educadora, médica e pedagoga italiana), desenvolveu em meados de 1907, e que ainda é usado hoje em escolas públicas e privadas mundo afora, destacou a importância da liberdade, da atividade e do estímulo para o desenvolvimento físico e mental das crianças. Do mesmo modo, diante deste conhecimento, sentimentos a necessidade de imprimir no conteúdo de nossas obras, o respeito ao “período sensível” das crianças, isto é, adequando os centros de interesse à faixa etária, respeitando o desenvolvimento infantil num processo criativo e de liberdade de aprender.
O que é o Método Montessori?
Em síntese, o método Montessori evidencia os “períodos sensíveis” como uma das principais bases científicas de como a criança evolui no conhecimento.
“Os períodos sensíveis são intervalos ao longo do desenvolvimento, em que a criança está especialmente apta, e se sente especialmente atraída, por um determinado tipo de estímulo ou um tipo específico de tarefa. Nesses períodos, a criança se dedica exclusivamente, e intensamente, ao que lhe atrai a atenção.” (Livro: A criança, Maria Montessori).
Digo que Montessori é inspiração… É proximidade com respeito ao outro. E a Escolinha Todolivro inicia uma linda trajetória no método, com várias novidades e lançamentos muito esperados.
Afinal, o que tem de tão especial neste Método?
Tem ciência – comprovação. Enfatiza-se o respeito, a validação do ser, a flexibilidade de raciocínio, com foco no potencial humano.
Assim também, destaca o ambiente preparado, o adulto preparado e a sensibilidade de ensinar, sendo que se ensina
aprendendo.
Em conclusão, o método Montessori revolucionou a concepção de escola/família, “entregando” o protagonismo à criança.
Sobreviveu a tantas outras abordagens e hoje serve de inspiração às escolas inovadoras em todo o mundo.
Sua base científica comprovada pelos estudos da Neurociência ratifica os caminhos escolhidos pela Dra. Maria Montessori. E hoje, em pleno século XXI, pode inspirar a um “novo” caminho, um clássico.
Estudos de Alessandra Caldeira (Neuropsicopedagoga – Mestre em Ciência da Educação)